Sandra Loffreda
"Que se passa para nós no domínio musical? Devemos em primeiro lugar aprender a ouvir um motivo, uma ária, de uma maneira geral, a percebê-lo, a distingui-lo, a limitá-lo e isolá-lo na sua vida própria; devemos em seguida fazer um esforço de boa vontade — para o suportar, mau-grado a sua novidade — para admitir o seu aspecto, a sua expressão fisionômica — e de caridade — para tolerar a sua estranheza; chega enfim o momento em que já estamos afeitos, em que o esperamos, em que pressentimos que nos faltaria se não viesse; a partir de então continua sem cessar a exercer sobre nós a sua pressão e o seu encanto e, entretanto, tornamo-nos os seus humildes adoradores, os seus fiéis encantados que não pedem mais nada ao mundo, senão ele, ainda ele, sempre ele.
Não sucede assim só com a música: foi da mesma maneira que aprendemos a amar tudo o que amamos. A nossa boa vontade, a nossa paciência, a nossa equanimidade, a nossa suavidade com as coisas que nos são novas acabam sempre por ser pagas, porque as coisas, pouco a pouco, se despojam para nós do seu véu e apresentam-se a nossos olhos como indizíveis belezas: é o agradecimento da nossa hospitalidade. Quem se ama a si próprio aprende a fazê-lo seguindo um caminho idêntico: existe apenas esse. O amor também deve ser aprendido."

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência"
 Montagem de aquarelas da série Relações - 2009
Beijos
7 Responses
  1. Profº Bauru Says:

    Sandra, tenho de dizer que este texto é de uma sensibilidade incrível. Gostei dele não só porque amo a música, mas porque ele faz associações que , pra mim, fazem todo sentido. Muito obrigado por essa leitura. Gosto cada vez mais do seu blog justamente porque aqui você tem colocado de tudo e de uma forma muito clara para seus leitores dos quais eu sou um dos maiores. Grande abraço para você e que o restante da semana venha com a leveza que todos nós merecemos.


  2. An@ Says:

    Lindo Sandra

    Espectacular!!!!
    Amei.

    Parabéns pela sensibilidade e pelo post!

    Beijos
    Um dia muito feliz para ti


  3. ANGELA Says:

    Lindo texto Sandra!Tenha um ótimo dia!Bjs



  4. Eva Says:

    Oi amada que lindo esse texto, a gente está sempre aprendendo a amar, acho que foi pra isso que a gente veio a esse mundo. bjinhos vou dormir cedinho hoje to bem cansadinha, amanhã eu volto serelepe e faceira, uma boa noite flor.


  5. OI SANDRA ISSO É LINDO E ME FEZ LEMBRAR DA MUSICA, É PRECISO AMAR AAA AS PESSOA COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ.....BEIJOOO DEYA



Postar um comentário